sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Desafio de hoje: Tranquilizar a mente



Acabei de ler o livro "Comer, Rezar, Amar" da autora Elizabeth Gilbert e como fã de leitura que sou, sempre me apaixono por algo nas histórias. Neste livro não foi diferente! Calma, eu não vou contar a história, nem narrar o seu final, mas deixo a dica pra quem quiser ler algo real e que mostra pedacinhos do mundo e suas diversas culturas. Acho que foi por isso que me interessei, apesar de ter passado por uma parte no livro que eu estava ficando entediada. Ele serviu como uma janela que me mostrava o mundo, as pessoas que vivem nele, seus costumes e seus prazeres. A autora passava por uma experiência de viagens em busca de coisas que  seriam essenciais para sua vida, como o equilíbrio entre o prazer e a transcendência divina. Entre suas tentativas e aprendizados, um deles me chamou a atenção: a meditação! Sempre achei essa prática digna de respeito e admiração, além de considerar como algo impossível de ser feito! 
Como assim? Sentar em uma posição, que considerando minha postura normal, seria incômoda de se ficar por alguns minutos e ainda sem se mexer...
Prestar atenção na respiração, sentindo o ar entrando e saindo, percorrendo suas vias aéreas...
Esvaziar e silenciar a mente, normalmente tão conturbada e repleta de pensamentos...
Eu não consigo fazer isso!!! Daí tanta admiração pelas pessoas que conseguem realizar tão bem, e como foi relatado no livro, inclusive, por horas!
Porém...
O pouco que li a respeito através do livro, me despertou o interesse em buscar conhecer melhor a meditação e suas técnicas, para quem sabe um dia me arriscar e superar um tremendo desafio para a mente como este!
Por que não tentar? Já até me vejo sentada em posição de lótus, com o rosto transmitindo tranquilidade, a mente calma e em paz...


2 comentários:

Blog UaiMeu! disse...

Gosto de meditar fechando os olhos e canalizando com Deus.. olhar o céu tbm é bom para esvaziar a mente.

Obrigada por sua visita ao nosso blog, é uma mistura mto gostosa de minas com sao paulo.

obrigada e volte sempre!!!
Estamos te seguindo!

Renata

Uma tal de Ana Magalhães disse...

E bota desafio ai... É guerreiro quem consegue faze-lo, porque silenciar a mente e um "detalhe" não tão simples de fazer!!! Mas como nada é impossível, tudo depende de um pouco de paciência e pratica!!! Acho que me falta estímulo e animação para, pelo menos, pensar em tentar essa prática, e imagino que deva fazer um bem enorme para o corpo e, principalmente, para a alma. Quem sabe um dia... ai conto como foi, se for... Beijos.